domingo, 5 de abril de 2015

A Páscoa da Zizzie

Quando era adolescente a Zizzie, ao contrário da Maria, sua irmã adorava a Páscoa e gostava particularmente da semana que a antecedia, porque tal como esta, embora em épocas distintas ia trabalhar para a padaria da terra e isso significava um extra monetário que lhe permitia algum desafogo e comprar uns miminhos, que de outra forma não conseguia ter.Claro  que também acusava cansaço e levantar às 6 h30 da manha, não era algo que lhe agradasse particularmente, mas ia não companhia de alguns dos seus irmãos e a labuta até era divertida.
Nos seus últimos anos na padaria arranjou trabalho para alguns dos seus amigos de escola e assim tudo era ainda mais divertido.Certa vez puseram a batedeira grande a bater só com os ovos e esqueceram-se do açucar!!!!!!!!!Ao fim de meia hora a massa não estava como devia e só ai detetaram a gafe. Felizmente o patrão que por lá andava era um tipo simpático e não os massacrou muito.
Enfim, eram momentos de certa forma agradáveis, mas ao fim do dia com mais de 10 horas de trabalho, as pernas davam sinais de cansaço.
Quando o dia acabava mais cedo, lá pelas 19h, que era raro, Zizzie ainda ia ajudar a mãe a últimar algumas limpezas da casa porque a maior parte ia adiantando antes de começar a "ceifa" do pão- de -ló, nas suas tardes ou manhãs livres de escola.
Houve também um ano particularmente bom financeiramente, em que a Zizzie e uma amiga, duas ou três semanas antes da Páscoa foram convidadas para fazer bolinhos de amor e como tinham muitas manhãs sem escola lá iam. Das 7 as 12h trabalhavam e depois iam para a escola, bem cansadinhas mas satisfeitas!
Mas a Páscoa não era só trabalho e Zizzie ansiava pela sua chegada para ver a família reunida. Os irmãos que estavam longe reuniam-se sempre na segunda feira de Páscoa. Por tradição o compasso vinha a seguir ao almoço e depois iam de casa em casa, dos avós, tios, amigos, beijar o compasso e confraternizar.
Eram momentos muito felizes, que Zizzie retém na memória.Os seus irmãos, na medida do possível ainda se reunem à segunda-feira, mas com um oceano a separá-los, e o regresso ao trabalho à terça, é praticamente impossível para a Zizzie estar presente!E já lá vão sete anos que nesta época festiva Zizzie não pode partilhar estes momentos ...em família!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua mensagem!O vosso feed back é a razão de existir deste blog, sinta-se em casa!