sábado, 12 de abril de 2014

Curso de costura!

Acho que já manifestei aqui várias vezes a minha paixão pela costura...é algo que se tem vindo a intensificar e por isso depois do workshop Burda resolvi inscrever-me noutro curso de costura mais completo!
E juntando o útil ao agradável, pensei em partilhar aqui no blog aquilo que vou aprendendo...porque sei o quanto é frustrante ter a máquina guardada dentro de uma caixa, ter muita vontade, mas simplesmente não ter conhecimentos para passar à ação!
Quando comprei a máquina, já lá vão uns 5 anos, a "pobre" passou mais de três meses à espera até que eu aprendesse a enfiar a agulha  e a conseguir carregar a bobine ou carrilha...Procurei na net alguns sites que me ajudaram, mas muitos deles pressupunham que já sabia enfiar a agulha!rsrsrrsr

Assim vou tentar explicar tudo desde o início, para quem não percebe nada, mesmo nada de costura!


Parte I- As partes da máquina

 A máquina de costura já costuma trazer um kit com vários calcadores ( aquela parte que pousa sobre o tecido onde a agulha cose no meio) para aplicar na máquina. Normalmente trás um normal, um para fechos normais, um para fazer casas de botões e por vezes o dos fechos invisíveis. Este último, tive que comprar à parte, a minha máquina não trazia.
 
Vamos então começar pela máquina de costura
 
 
 
Esta é a minha máquina de costura. A roda ao centro com letras é onde escolhemos o tipo de ponto. Os vários pontos com  legenda estão na parte inferior direita da máquina.
 
 

 

Legenda da máquina:

1- Esta roda serve para mudar a tensão da linha ( se a linha fica mais presa ou solta). A minha "professora" de costura diz que deve andar entre o 2 e o 3 e é algo que não se deve mexer muito. Para coser malhas é que muda um pouco, para a linha ficar mais solta.

2- Esta rodinha serva para completar a escolha do ponto. Quando o ponto é reto deve estar no zero, mas se queremos fazer ziguezague, temos que mudar para 1, 2, 3,ou 5 consoante o queremos mais largo.

3- Nesta rodinha escolhemos o ponto, mediante a legenda (nº 7da legenda da máquina) e mudamos consoante queremos (nº 2).

4- Esta seta invertida serve para fazer marcha atrás na máquina, ou seja para rematar os trabalhos deve coser-se para a frente um pouco e fazer logo marcha atras para rematar.

5-Esta rodinha serve para coser manualmente sem recorrer ao pedal de pé. Para carregar a linha na canela a rodinha tem que ser empurrada para dentro.

6-Esta rodinha serve para mudar o comprimento do ponto reto.

7- Esta é a legenda de ponto que se pode escolher no nº 3.

8- Este ferrinho sobe quando puxado e é lá que se coloca o carrinho das linhas.

9-Neste colocamos a carrilha ou bobine quando queremos enche-la de linha. A carrilha é colocada, puxa-se um pouco de linha enrolando à mão e depois deve puxar-se o ferro para junto da parte branca. A carrilha pode encher-se com o pedal e ela para sozinha quando estiver cheia.

10- Este é o calcador normal, que prende o tecido e a agulha cose no meio. Para colocar fechos e fazer casas de botões existem calcadores específicos, que normalmente já vêm com a máquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua mensagem!O vosso feed back é a razão de existir deste blog, sinta-se em casa!